domingo, 5 de fevereiro de 2012

Os sete pecados capitais: Quando o meu olho é maior que a minha barriga!

Olha só a gula, aquele que parece ser o pecado mais inocente, pois só prejudica a nós mesmos né? No sentido literal, a gula é o excesso de comer, engolir e não digerir. Somos gulosos quando aquilo nós faz bem, mas se vamos com muita sede ao pote, o que antes nos dava prazer, pode ser objeto de tortura. Temos a Gula intelectual, a necessidade de absorver todo o conteúdo a nossa volta, e nem sempre estamos disponíveis para tanta informação e acabamos nos tornando superficiais. 
É a gula que nos move para vontade de ter tudo, o melhor, o mais moderno, o mais bonito, o que tá na moda, sempre com uma voracidade que atropela aquilo que é essencial para termos o equilíbrio. O exagero não traz felicidade, tudo aquilo que consumimos em excesso nós deixa empanzinados,  concordam? A comida, a bebida, os alucinógenos, o sexo, o dinheiro, o status... Tudo que é exagerado transborda.
O guloso ainda não percebe que está fazendo mal a si com o seus exageros, interferindo na sua produtividade e nas suas relações pessoais. Se sente cansado e impotente pois perdeu o auto controle.
Mas com não se deixar cair no pecado da gula?
Como venho frisando nessa série de postagens, o segredo é buscar o auto conhecimento e se concentrar apenas no essencial.  Esse essencial não tem manual nem receita, esta correspondente à necessidade de cada um, cada individuo com as suas particularidades e desejos. Admito que sou gulosa e cometo exageros em certas coisas, mas a cada palavra que escrevo vou fazendo minha reflexão sobre os excessos que cometo e que cometi durante minha vida. Reflito e suspiro, não me arrependo de nada, mas tem muita coisa que não farei nunca mais.
E quanto a você guloso(a), já fez a sua reflexão sobre aquilo que consome exageradamente? Com certeza não está te fazendo bem, então eis o momento para equilibrar o prazer de experimentar  e consumir aquilo que gosta.


                             Eu conquisto...tu invejas

Um comentário:

  1. Mas sabe.. muitas vezes nem é pq a pessoa quer, pelo fato de ja ser um habito ela não percebe que está comendo pelo olho, quando se é criança.. temos isso ai cabe os pais.. falar : olha não é bem assim e tal... eu como pelo olho quando se trata de chocolate :D :D

    ResponderExcluir