domingo, 5 de fevereiro de 2012

Os sete pecados capitais: Eu conquisto... tu invejas


Quem nunca sentiu inveja que atire a primeira pedra. Inveja é uma palavra de origem latina - invidere - que significa "não ver". Pode ser um sentimento de aversão ou desejo pelo que o outro é ou possui. O que você não tem, mas o outro tem, ou aquilo que você tem e o outro tem ainda melhor. Tudo parte da insatisfação  da humanidade em nunca considerar nada perfeito, sempre faltará alguma coisa para alcançar a felicidade.
Hoje a inveja está banalizada em sites e redes sociais sob a forma de frases e emoticons: " A sua inveja é a base do meu sucesso" , Pode sentir inveja que eu não tô nem aí" e muitas outras frases que eu nem faço ideia, mas são divulgadas aos quatros cantos do mundo digital para repelir qualquer insinuação de inveja ou olho gordo.
Assumir que todos nós sentimos inveja de algo ou de alguém é difícil, mas é preciso canalizar esses sentimentos para nosso crescimento pessoal. Nem todo desejo de ter algo é inveja, nem toda inveja é admiração.
Eis a dúvida: será que sou invejoso(a)? 
Para saber se é invejoso é preciso fazer um exame de consciência sobre quem você é: No momento que sabemos quem nós somos,  definimos nossos objetivos, canalizamos nossos desejos e conquistas, não nos prendemos ao que o outro tem, assim, automaticamente vamos admirar o sucesso do outro e desejá-lo também. Isso não é inveja, é admiração.
Focar naquilo que nós queremos é um passo importante para o outo-crescimento. 
E o invejoso? Onde ele está?
O invejoso está perdido, não tem foco nem um desejo próprio. Sua busca é baseada naquilo em que o outro se deu bem. Um exemplo: Uma jovem passou em medicina em uma faculdade pública muito concorrida, ela estudou, abdicou de várias coisas que gostava, para alcançar a vitória no vestibular, hoje ela está feliz e realizada neste momento e quer compartilhar a sua vitória com todos. A sua amiga não passou em nenhuma faculdade, aliás nem se escreveu, não sabia o que fazer, e qual profissão ia seguir, além da frustração pessoal, sente raiva da sua amiga futura médica, porque ela manteve e venceu o seu foco. A sua frustração pessoal a impede de admirar a vitória de sua amiga. Ela sente raiva e tem desejos maldosos, e comentários desnecessários e depois dentro da sua consciência se sente mal por está tendo uma atitude tão invejosa.
Será que você já passou por isso?
Nenhum de nós está livre desses sentimento, mas vale lembrar que ele não nos guia àquilo que é bom, atrasa nossa caminhada e nos carregas com energias negativas. O segredo para o sucesso é sempre manter o foco.





Um comentário:

  1. O que acontece é que a vida é uma guerra e batalhamos no nosso dia dia, ter inveja claro ja tive mas isso é um sentimento que não nos leva ao que queremos.. se voce ver que a pessoa ta conquistando algo, é pq ela lutou para conseguir e nada impede que eu.. e fulano faça o mesmo e consiga conquistar tanbém, sempre luto pelo que eu quero, invejosos sempre vão existir.

    ResponderExcluir